guia definitivo de summerween
especial mês do halloween: filmes, livros e outfits de verão inspirados no terror
summerween???
“Summerween” é um conceito estético que mistura terror e a temática do Halloween no contexto do verão. O termo ainda não é amplamente difundido, mas foi popularizado pela série de TV Gravity Falls (2012), no episódio 19 da primeira temporada, onde os personagens celebram uma versão local do Halloween que acontece durante o verão. A série utilizou o conceito para satirizar o consumismo, mas a ideia foi tão criativa que acabou sendo adotada — por mim!! — para descrever um subgênero que, na verdade, já existia há tempos.
O interessante do Summerween é que ele mostra que não precisamos do outono ou do frio para sentir a magia do Halloween, pois a mística, o mistério e o sobrenatural podem estar até mesmo sob o sol escaldante e em meio a natureza colorida. E não poderíamos deixar de aproveitar o termo para nós, brasileiros, já que a proposta se encaixa perfeitamente em nossa realidade e o nosso Halloween acontece no verão.
e vamos de indicações de filmes
Como os filmes de Summerween podem seguir alguns arquétipos principais, decidi dividi-los em três categorias.
arquétipo 1: o slasher de verão
O mais clássico e atemporal. A premissa já é bem conhecida: jovens inocentes, desprevenidos, passando por mudanças hormonais durante as férias de verão. O que mais precisa para essa soma? Um assassino maluco para caçá-los.
Sexta-Feira 13 (1980)

Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997)

Sleepway Camp (1983)

arquétipo 2: o sobrenatural de verão
Podendo ser uma mistura de horror com comédia, a base desse arquétipo é o contraste entre a estação associada à vida e alegria com a intrusão de uma ameaça desconhecida, sobrenatural e mortal.
Totally Killer (2023)

A Hora do Pesadelo (1984)

Us (2019)

arquétipo 3: o horror na natureza
Este arquétipo não se trata do medo do natural, mas do medo inerente ao natural. Ele explora a ideia de que a natureza, em sua essência pura e indiferente, não é um refúgio de paz, mas um sistema predatório e frequentemente hostil à existência humana. A natureza aqui é um antagonista que não odeia, mas que simplesmente é, e a presença humana é, na melhor das hipóteses, irrelevante e, na pior, um combustível para seu funcionamento.
Tubarão (1975)

Midsommar (2019)

Aniquilação (2018)

uma boa leitura
Confesso que fiquei caçando um tempão livros que eu já tivesse lido e que fossem a cara do Summerween, com aquele terror divertido que combina com a vibe de verão. Por isso, trouxe um título que já li e dois que ainda estou planejando ler. A ideia era fugir dos clássicos pesadões e trazer histórias mais descontraídas, mas que ainda entregam uma boa dose de susto, mistério ou simplesmente muita loucura. Eis o que separei:
⭑ A Casa Torta — Agatha Christie
Um dos meus top 3 da Agatha. A história tem elementos como: uma mansão, uma tempestade e muitas suspeitas entre os hóspedes. Um clássico de suspense e mistério que é puro suco de paranoia. Uma leitura perfeita para passar o tempo no verão.
⭑ Rouge — Mona Awad
Quem me lê já sabe que sou bem influenciável por capas, e a estética desse livro me chamou bastante a atenção. Um romance que explora o lado sombrio da indústria da beleza, o culto à juventude e a obsessão por aparências. Me parece ser um pesadelo estético e surreal, disfarçado de thriller de verão, acho que tem potencial de Summerween.
⭑ O Exorcismo da Minha Melhor Amiga — Grady Hendrix
Apesar de não ter gostado do filme, quero dar uma chance para o livro. Ele tem uma nostalgia dos anos 80, tem amizade e tem um demônio no colégio. Divertido o suficiente para mim e perfeito para ler na praia.
get ready with me, final girls
Pensei: por que não trazer ideias de looks para ocasiões sombrias e especiais de verão inspiradas na estética das Final Girls do terror?
Aquela vibe “prática-porém-estilosa” para quando você precisa correr de um assassino, mas não abre mão do conforto térmico.


e para vocês, o que mais combina com o summerween?
com amor e muito horror,
Luiza.






halloween já passou, mas a vibe ainda não acabou pra mim… anotando ✍️
Parece que achei minha nova newslletter favorita. Amei o conteúdo!